Prevenção da osteoporose: Impedindo a perda óssea
Certos fatores podem acelerar a perda óssea ou diminuir o crescimento ósseo. Por exemplo, álcool, cigarros e certos medicamentos reduzem a massa óssea. Alguns alimentos dificultam a absorção de cálcio pelo corpo.
Coisas para ficar longe
Aqui estão coisas para ficar longe para ajudar a prevenir a osteoporose:
-
Álcool. Isso é tóxico para os ossos. É uma causa importante de perda óssea. A ingestão excessiva de álcool pode causar osteoporose mesmo que não haja outros fatores de risco.
-
Tabagismo. Isso reduz a massa óssea. Tabagismo também pode interferir com o estrogênio e causar menopausa precoce.
-
Inatividade. Não ser ativo faz com que os ossos percam força e se tornem mais finos. Com o tempo, ossos finos podem quebrar. Mulheres que não são ativas apresentam um alto risco de osteoporose.
-
Certos medicamentos. Alguns medicamentos, como a cortisona, aumentam a perda óssea. Eles também diminuem o crescimento ósseo. Pergunte ao seu profissional de saúde sobre qualquer efeito colateral de seus medicamentos e como preveni-los. Caso você precise tomar um medicamento que cause perda óssea, consulte o seu profissional de saúde para calcular a menor dose possível que você pode tomar para controlar os seus sintomas. Não interrompa nenhum tratamento ou mude a dose dos medicamentos, a menos que o seu profissional de saúde diga que é seguro.
-
Alimentos ricos em proteínas ou salgados. Ingeridos em grandes quantidades, esses alimentos podem esgotar o cálcio.
-
Cafeína. Ela aumenta a perda de cálcio. Pessoas que bebem muito café, chá ou refrigerante perdem mais cálcio do que aquelas que não bebem.

Formas de ajudar a prevenir a perda óssea
Aqui estão coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir a perda óssea:
-
Manter um peso corporal saudável.
-
Ser fisicamente ativo e exercitar-se regularmente.
-
Ingerir alimentos que promovam ossos saudáveis.
-
Caso o medicamento que você precisa tomar cause perda óssea, converse com o seu profissional de saúde sobre tomar a menor dose pela menor quantidade de tempo, e pergunte sobre a adição de cálcio e vitamina D.
-
Torne a sua casa segura reduzindo os perigos que aumentam o seu risco de cair e quebrar ossos.
-
Caso você seja uma mulher com mais de 50 anos de idade, converse com o seu profissional de saúde sobre proteger a saúde óssea durante a menopausa.
-
Caso esteja gestante ou amamentando, converse com o seu profissional de saúde sobre a necessidade de tomar suplementos de cálcio.
Converse com o seu profissional de saúde sobre maneiras específicas de seguir essas dicas para prevenir a perda óssea.
Online Medical Reviewer:
Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer:
Raymond Turley Jr PA-C
Online Medical Reviewer:
Vinita Wadhawan Researcher
Date Last Reviewed:
12/1/2024
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.